90 anos fespsp
90 anos fespsp

“Forma de garantir certa ordem”, diz Bresser-Pereira sobre arcabouço fiscal

Ele também apontou a necessidade do déficit fiscal bem administrado. Declarações foram dadas em seminário da FESPSP, na semana de comemoração dos 90 anos da instituição

No segundo dia de seminários da semana de comemoração dos 90 anos da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) (23/05), a instituição recebeu o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, que foi ministro nos governos José Sarney e Fernando Henrique Cardoso.

“O Estado que perde o controle e suas contas fiscais entra em crise; o déficit pode existir, mas deve ser controlado e bem administrado. E o arcabouço é uma forma de existir certa ordem”, disse Bresser sobre o novo arcabouço fiscal proposto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aprovado na noite desta terça, em Brasília.

O professor emérito da FGV ainda avaliou Haddad: “Ele é um político, graças a Deus; não é possível ter na Fazenda apenas um economista”, disse.

O debate de ontem, com plateia lotada, contou com a mediação da diretora acadêmica da instituição, Maria Palmira da Silva, e a participação de Juliane Furno, professora da Faculdade de Economia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e assessora da presidência do BNDES. O tema era Estado, Desenvolvimento e Democracia.

Em resgate de importantes momentos históricos brasileiros, Furno disse que houve momentos na história do país em que o impulso ao desenvolvimento, coordenado pelo Estado esteve alijado de democracia política, assim como em períodos democráticos temos vivenciado um apequenamento do Estado e suas funções e ainda mais distantes do desenvolvimento.
“Nosso dever é aprender com o passado e pensar sobre os desafios do futuro”, refletiu a professora que, atualmente, é assessora da presidência do BNDES.

Ambos os palestrantes citaram passagens, livros e pensamentos de Celso Furtado, um dos mais relevantes intelectuais brasileiros do século 20, cujas ideias sobre o desenvolvimento econômico e o subdesenvolvimento enfatizavam o papel do Estado na economia. A FESPSP possui a Cátedra Celso Furtado, um núcleo de reflexão, estudos e formação em torno de temas contemporâneos do desenvolvimento nacional.